Enova

Quero um orçamento

Notícias

Saiba como analisar uma proposta comercial no setor de energia solar

Você sabe quais itens importantes devem ser analisados no seu orçamento de energia solar?

Terça, 26 de Março de 2024
Saiba como analisar uma proposta comercial no setor de energia solar

O mercado de energia solar está em pleno crescimento, e hoje existem inúmeras empresas atuando no segmento. Ao decidir adquirir um sistema, é muito comum solicitar orçamentos de diferentes empresas em busca do melhor custo-benefício. Nesse momento, surgem as principais dúvidas, uma vez que cada empresa apresenta propostas distintas, gerando dúvidas para aqueles que não possuem profundo conhecimento sobre o assunto. 


Para facilitar a avaliação das propostas, elaboramos os principais tópicos que devem ser analisados nos orçamentos apresentados. 


O que é um orçamento para energia solar? 

O orçamento para energia solar envolve a obtenção de todos os dados relacionados a custos e serviços, proporcionando ao cliente informações essenciais para decidir sobre a instalação de um sistema solar em seu empreendimento.  


Algo importante a ser considerado na composição do seu orçamento é o dimensionamento feito para sua geração. A partir desse processo que será possível descobrir a demanda de energia que o local precisará, além da quantidade de módulos solares necessárias para atender as suas necessidades e, por fim, o custo estimado do projeto. Lembre-se que seu investimento deve ter retorno financeiro garantido, dessa forma, calcular o dimensionamento e geração da sua usina solar é imprescindível, possibilitando previsões e evitando surpresas futuras.  


De maneira abrangente, o cálculo do valor de um projeto deve englobar diversos aspectos, tais como os custos inerentes aos equipamentos e outros componentes essenciais, despesas associadas à instalação, considerações sobre oportunidades (levando em conta que produtos e serviços recém-lançados no mercado podem ter preços mais elevados). Além disso, é essencial que o orçamento contemple os custos vinculados à produção e à mão de obra, cobrindo integralmente a engenharia envolvida no desenvolvimento do projeto fotovoltaico. Você também não pode esquecer de verificar se está incluso serviços de pós-venda, manutenções e assistências necessárias, isso possibilitará que a vida útil do sistema seja garantida e a você, tranquilidade. 


Elementos básicos que todo orçamento para energia solar deve ter:  

Existem alguns pontos básicos que todo orçamento de energia solar, independente da empresa, deve incluir para apresentar de maneira abrangente todas as fases do processo da compra até o pós instalação de um sistema fotovoltaico. 


Neste quesito procure avaliar se a empresa disponibiliza todas as informações sobre o sistema de forma clara e organizada. É importante verificar se a empresa divulga as marcas e modelos dos painéis fotovoltaicos e inversores que integram seus projetos. Além disso, analisar se a descrição dos serviços a serem realizados é clara e abrangente. 


Esses detalhes fundamentais são essenciais para uma tomada de decisão informada e consciente. 


O que a cada empresa oferece? 

Quando comparamos propostas, é importante observar o que realmente cada empresa oferece: 


A empresa se limita a fornecer apenas o kit de equipamentos fotovoltaicos, sem realizar a instalação? A empresa realiza a instalação, mas não lida com os processos burocráticos junto à distribuidora de energia? A empresa proporciona uma solução "turnkey," entregando o sistema em pleno funcionamento e lidando com todas as questões legais e burocráticas com a distribuidora de energia? Certifique na proposta/orçamento se a empresa oferece esse tipo de serviço. Ter clareza sobre o que cada empresa oferece torna a comparação muito mais simples e informada. 


Dimensionamento 

A quantidade dos painéis solares é um fator que impacta diretamente o orçamento de um projeto de energia solar. Durante a elaboração do orçamento, é essencial levar em consideração a demanda energética, a capacidade de geração do sistema e a incidência solar no local de instalação.  


Portanto, é importante que a empresa realize um dimensionamento adequado do seu projeto, incorporando um planejamento preciso e fornecendo informações coerentes. 


Nesta etapa, é crucial avaliar se a empresa considerou adequadamente as características específicas do seu telhado, como sua inclinação, área disponível e orientação solar. Além disso, considere o seu consumo médio de energia elétrica e o tipo de conexão elétrica existente. Somente após essas análises detalhadas, a empresa estará apta a projetar um sistema que atenda precisamente às suas necessidades, evitando excessos ou insuficiências.  


Diferença na quantidade de painéis solares 

A diferença no número de módulos ocorre devido a alguns fatores, um deles é o modelo e potência utilizada. Contudo, isso necessariamente não representa um problema, uma vez que a potência total do sistema é o aspecto mais relevante.  


Portanto, a maneira mais eficaz de comparar propostas quando o número de painéis difere é avaliar e comparar a potência total do sistema oferecido por cada empresa. 


Equipamentos de boa qualidade 

Atualmente, o mercado oferece uma ampla gama de marcas de painéis fotovoltaicos e inversores, algumas das quais se destacam pela qualidade, enquanto outras podem deixar a desejar. 


É necessário assegurar que os equipamentos possuam certificações de qualidade comprovadas. 


1. Certificação do INMETRO: É essencial que os equipamentos tenham a devida certificação do INMETRO, garantindo padrões de segurança e desempenho. 

2. Garantia do painel de pelo menos 25 anos: A garantia de 25 anos para os painéis é um indicativo de durabilidade e confiabilidade a longo prazo.  

3. Garantia do inversor de pelo menos 5 anos: A garantia mínima de 5 anos para o inversor assegura a proteção contra falhas ou problemas inesperados. 

4. Eficiência do inversor de pelo menos 96%: Uma eficiência mínima de 96% do inversor é crucial para otimizar a conversão de energia solar em eletricidade, maximizando o rendimento do sistema. 


Você também pode adotar alguns parâmetros de qualidade de mercado para validar a qualidade dos módulos é a sua classificação Tier I e o índice de bancabilidade das fabricantes (A, AA ou AAA).


Avalie a relação entre preço e qualidade 

Com o passar dos anos, a energia solar foi ficando mais acessível. No entanto, é essencial ressaltar que um sistema de qualidade não pode ser adquirido a preços tão baixos, como propostas que frequentemente encontramos. Isso pode denunciar falta de qualidade de equipamentos, segurança e atendimento. Fique atento aos riscos! 


Não se esqueça de avaliar a parte legal da empresa: se ela possui registro no órgão de engenharia, se seu projeto será registrado no CREA, se receberá suas NFs, se terá seus manuais e certificados de garantia.  


Todas essas etapas são fundamentais e impactam nos custos finais, já que desenvolver um projeto de energia fotovoltaica exige qualificação e experiência, evitando assim, eventuais problemas.