Enova

Quero um orçamento

Notícias

Conheça a modelagem BIM e seu atuação em projetos de energia solar

Yan Luso, Analista Técnico de Engenharia da Enova Energia, responde a todas as dúvidas no quadro "Enova Explica"

Quarta, 03 de Abril de 2024
Conheça a modelagem BIM e seu atuação em projetos de energia solar

Com a crescente demanda por fontes de energia renovável e sustentável, a energia solar tem se destacado como uma solução promissora. No entanto, a eficiência e a precisão no planejamento e na implementação de projetos solares são fundamentais para garantir seu sucesso. É aqui que a Modelagem de Informações da Construção (BIM) entra em cena, oferecendo uma abordagem avançada e eficiente. 


O que é Modelagem BIM? 

É uma metodologia de trabalho colaborativa que integra todas as informações relevantes sobre um projeto de construção em um modelo digital tridimensional. Esse modelo não apenas representa visualmente a geometria física do projeto, mas também inclui dados sobre componentes, materiais, propriedades e desempenho. O BIM permite uma gestão integrada de projetos, desde o planejamento até a construção e operação, facilitando a comunicação entre os diversos envolvidos no processo. 


Aplicação da Modelagem BIM em projetos de Energia Solar 

Ao aplicar a Modelagem BIM em projetos de energia solar, os benefícios são significativos em termos de eficiência, precisão e colaboração. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o BIM está transformando a indústria solar: 


1. Planejamento preciso  

Com o BIM, os projetistas podem criar modelos precisos do local onde o sistema solar será instalado. Isso permite a análise detalhada da topografia, sombreamento e outros fatores que afetam a produção de energia. Além disso, os layouts dos painéis solares podem ser otimizados para maximizar a eficiência energética e reduzir custos. 


2. Simulação de desempenho 

Utilizando softwares de simulação integrados ao BIM, é possível prever o desempenho energético do sistema solar em diferentes condições climáticas ao longo do ano. Isso permite ajustes no projeto para maximizar a produção de energia e otimizar o retorno sobre o investimento. 


3. Coordenação multidisciplinar 

Com a Modelagem BIM, os diversos profissionais envolvidos no projeto, como arquitetos e engenheiros, podem colaborar de forma integrada. Isso reduz conflitos e erros durante o processo de design e construção, garantindo um resultado mais eficiente e de alta qualidade. 


Quer saber mais sobre o assunto? Yan Luso, Analista Técnico de Engenharia da Enova Energia, responderá a todas as suas dúvidas no quadro "Enova Explica". Confira: